Oración , Preghiera , Priére , Prayer , Gebet , Oratio, Oração de Jesus

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CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
2666. Mas o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação: JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: «Jesus», « YHWH salva» . O nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar «Jesus» é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou.
2667. Esta invocação de fé tão simples foi desenvolvida na tradição da oração sob as mais variadas formas, tanto no Oriente como no Ocidente. A formulação mais habitual, transmitida pelos espirituais do Sinai, da Síria e de Athos, é a invocação: «Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!». Ela conjuga o hino cristológico de Fl 2, 6-11 com a invocação do publicano e dos mendigos da luz (14). Por ela, o coração sintoniza com a miséria dos homens e com a misericórdia do seu Salvador.
2668. A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num «mar de palavras», mas «guarda a Palavra e produz fruto pela constância». E é possível «em todo o tempo», porque não constitui uma ocupação a par de outra, mas é a ocupação única, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda a acção em Cristo Jesus.

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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Autores Varios Filokalia La enseñanzas de los Santos Padres. Hesychia - hesíquia

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hesychia - hesíquia
 
(E, quando ouviram falar-lhes em língua hebraica, maior silêncio (hesychia) guardaram). (Act 22:2)  
A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego (hesychia), comam o seu próprio pão. (2Tes 3:12)
A mulher aprenda em silêncio (hesychia), com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio (hesychia). (1Ti 2:11-12)
(é preciso cuidado com a interpretação do termo "mulher", neste último versículo, para não se perder no sentido literal)

Um estado de vida e o estado correspondente da alma: a reclusão e a solidão de um lado, e de outro o repouso, o silêncio dos pensamentos e dos movimentos, a quietude, a suspensão que torna a alma e particularmente a mente ("o olho da alma") e o coração ("a raiz dos poderes") disponíveis para uma contemplação tão ininterrupta quanto possível. Contemplação, diria-se também justamente oração pois tudo é um. Explica-se que a hesíquia, como a oração do coração da qual é ao mesmo tempo clima e emanação, vieram abarcar toda a riqueza da mística e da ascese a partir do desinteresse, da apatia e da nudez da mante até esta inconsciência de si na oração que a oração pura celebrada por Evagrio e também o não-saber que assim forma a experiência suprema.
(Jean Gouillard - Pequena Philokalia)

Significa a tranqüilidade, a calma, o repouso, a paz, a doçura, o silêncio, a solidão. Designa o retiro do criado. O hesicasta é aquele que vive em estado de hesíquia. Philocalie

Quietude: da qual derivam hesicasmo e hesicasta, que denotam a tradição espiritual representada pela Philokalia, assim como aquele que a segue. Refere-se a um estado de tranqüilidade ou quietude mental, de e concentração, que se intensifica com a prática da prece pura e da guarda do coração (kardia) - phylake kardias - ou da guarda do intelecto (nous) - philake nous -. Não é apenas um silêncio, mas uma atitude de escuta a Deus e abertura para Ele.

HESIQUÍA (hesychia): indica al mismo tiempo recogimiento, silencio, soledad exterior e interior, unión con Dios (anakrasis). Es un termino técnico en la historia de la espiritualidad monástica, que refiere el estado de quietud y de silencio de todo el ser del hombre, necesario para permanecer con Dios: es una concentración sobre lo único necesario (cf. Lc 10:42), buscada también mediante condiciones externas. De tanto en tanto, el término podrá referirse al solo aspecto interior y espiritual, o bien, a las condiciones externas que lo favorecen, o a ambas cosas.

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